sábado, 17 de dezembro de 2011

Retrospectiva Financeira 2011

Há 01 (um) ano, fui agraciado com a publicação de meu primeiro artigo no Jornal do Castelo, intitulado “Os perigos Natalinos”. Desta publicação em diante, abri uma nova perspectiva de como ajudar as pessoas, que estão á minha volta, as que não conheço e principalmente as que não tiveram a oportunidades de ter a mesma educação financeira, que recebi quando criança e que foi aprimorada com o a graduação em Ciências Contábeis e duas pós-graduações na áreas de controladoria, finanças e auditoria contábil e também ao longo de minhas quatro décadas de vida. Diante disto, resolvi neste artigo fazer um compêndio dos textos publicados, neste jornal, durante o ano de 2011, ou seja, um breve relato com suas ideias principais. Espero que ajude o leitor a relembrar alguns conceitos, para começar com o pé direito o ano 2012. Vamos relembrar? Então vejamos:

Os Perigos Natalinos - Dez/2010;
O texto aborda a grande idéia comercial, que foi transformar uma festividade Cristã em capital, dinheiro, crédito e assim, começou a divulgação da necessidade de grandes festas com consumo muito além dos padrões do dia-a-dia, e as trocas de presentes. As dicas financeiras sugerem o como utilizar o 13º salário, quitar as dívidas antes de contrair novas dividas, fazer poupança para as despesas do início do ano.
Janeiro Mês dos I’s - Jan/2011;
Abordamos no mês de janeiro o assunto tributos, sendo os principais IPVA e suas taxas, IPTU e ITR. Falamos sobre seus percentuais e seus objetivos.
A origem do Leão do Imposto de Renda – Mar/2011;
Novamente falamos sobre tributos, pois como é sabido, trabalhamos grande parte do ano, somente para pagar impostos, contribuições, taxas e etc. Abordamos também várias dicas de como amenizar a mordida do leão, pois o Leão é manso, mas não é bobo.
De empregado à Acionista – Abr/2011;
Descrevi neste texto a experiência de um empregado, de uma grande empresa, que após vários anos de trabalho, resolveu adquirir ações da empresa em que trabalhava e hoje se senta a mesa de reunião com o presidente e os diretores da empresa. Graças a uma mudança radical no modo de ver o mundo corporativo.
Fuja do Monstro do Saldo Devedor – Mai/2011;
A idéia principal, neste nosso texto, foi passar algumas dicas e técnicas para que você consiga sair das garras do monstro do Saldo Devedor sem grandes avarias ou danos irreparáveis. A regra de ouro é não desesperar-se, pois o ataque do monstro pode ser passageiro ou definitivo. A diferença entre o primeiro e o segundo dependerá somente de suas atitudes diante do ataque do Monstro.
Como Treinar Seu Dragão – Jun/2011;
Neste artigo falamos do temido Dragão da Inflação e sobre como criar o seu próprio índice inflacionário.
Rumo ao Tesouro – Jul/2011;
Inspirados no filme Navegando em Águas Misteriosas, do capitão Jack Sparrow (Johnny Depp), abordamos as aplicações financeiras no TESOURO DIRETO, suas vantagens e desvantagens.
Conselhos de Pai – Ago/2011;
Diante da temática de dias dos pais, conversamos sobre a importância de aprendermos com nossos pais, que viveram em épocas diferentes a nossas em que a vida não era tão consumista como nos dias de hoje.
As Peneiras das Finanças – Set/2011;
Abordamos as finanças com olhar filosófico de Sócrates e de suas parábolas das três peneiras, que transformamos em cinco peneiras, a saber: a Peneira da Verdade, da Bondade, da Utilidade, do Tempo e a de Prometheu.
A Lenda do Pula Essa – Out/2011;
Lenda criada a partir de fato real, presenciado por mim. O texto aborda a necessidade e a importância de se ler todas as cláusulas do contrato e seus possíveis reflexos.
A Espera de 2012 – Nov/2011;
Neste texto temos as últimas dicas de finanças do ano de 2011 e também as primeiras dicas do ano de 2012.

A integra de todos os textos estão disponíveis no Blog.Agradeço a todos os amigos leitores.
Desejo a todos que me leem Saúde, Sucesso, um próspero Natal e um excelente 2012.

Carlos Renato
crenatoalmeida@gmail.com

Um comentário:

  1. meu caro, nobre e sábio amigo, interlocutor das finanças.. um bom dia e um gde abs.

    este compêndio está sensacional (eu ainda não tinha visto) e relembrei diversos artigos seus.. o artigo "a lenda do pula essa" é realidade pura... "como treinar seu dragão"... cara, vc tem o dom... está conseguindo externar com sapiência, liberdade e criatividade. escreva JÁ o seu livro...
    um gde abs
    gleison giovani

    ResponderExcluir