Prezado Internauta,
Vamos conversar sobre o futuro? Sabemos que o futuro a D'us pertence, mas também e de nosso conhecimento que o livro sagrado manda que você faça a sua parte.
E tendo em mente o "faça a sua parte", quero compartilhar com o internauta uma fórmula bastante simples de calcularmos uma valor de poupança para o nosso futuro ou o futuro daqueles que amamos, e que é realmente o motivo de nos esforçamos tanto no cotidiano com trabalho, estudo, economias e vários outros momentos do dia-a-dia. Segue então a fórmula e sua explicação:
O nome usado na matemática financeira é perpetuidade séries infinitas, parece que foi só para contrariar o que eu disse acima.
A definição é que perpetuidade são séries com infinitos pagamentos ou depósitos.
fórmula :. P=R/i
Onde: P =>Valor do depósito; R => Renda desejada e i => taxa de juros composto
Ex: Suponha que queiramos perceber uma renda mensal perpétua de R$ 1.200,00. Quanto deverá ser depositado hoje num fundo de renda fixa( Tesouro Direto, CDB, CDI, poupança e outros) que paga uma taxa de juros compostos mensais de 0,65%?
Teremos => P=R/i
Logo =>P= 1.200,00/0,0065
=> P = 184.615,38
Assim sendo, teremos que depositar R$ 184.615,38. Lembramos ainda que o principal não deve ser sacado para que o princípio de perpetuidade funcione.
Grande abraço,
Carlos Renato
Nenhum comentário:
Postar um comentário